Com aprovação do Legislativo, Prefeitura de Barreiras dá andamento a projetos de captação de recursos via Caixa Econômica Federal

Foram aprovados nessa terça-feira, 23, na Câmara de Vereadores, os projetos 016 e 017/2018 que autorizam o município de Barreiras pleitear cerca de 91 milhões de reais do Programa Avançar Cidades e da linha de crédito de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA. Ambos são disponibilizados pelo Ministério das Cidades via Caixa Econômica Federal aos municípios que desejam investir em infraestrutura e mobilidade urbana.

As propostas que serão analisadas pela Caixa Econômica Federal viabilizam os recursos necessários para dar fim aos problemas históricos de macrodrenagem, pavimentação e urbanização de bairros como Morada da Lua, Santa Luzia e Loteamento Rio Grande.

“Nosso agradecimento à Câmara que por seus vereadores foram capazes de compreender esse importante momento que vive a nossa cidade, aprovando esses importantes projetos. É a primeira vez que o Município de Barreiras se apresenta em plenas condições administrativas de captar recursos tanto em instituições financeiras nacionais como internacionais. No primeiro momento fizemos o dever de casa, colocamos as contas e as certidões do município em dia, o que nos habilita a realizar contratações financeiras que irão nos ajudar a dar um grande salto de desenvolvimento cuidando da infraestrutura urbana da cidade, para que possamos no segundo momento atrair investimentos futuros que possam gerar emprego e renda para nossa população, melhorando assim, ainda mais a qualidade de vida do barreirense”, disse o prefeito, Zito Barbosa.

Na segunda-feira, 22, antes da apreciação dos projetos de lei pela Câmara Municipal, integrantes do Poder Executivo, o gerente regional da Caixa Econômica Federal, Nelson Siqueira e os vereadores puderam discutir e tirar dúvidas sobre a importância dos investimentos citados nos projetos, condições de pagamento e viabilidade financeira. Segundo a vice-prefeita Karlúcia Macêdo, também presente no encontro, o trabalho do executivo tem mostrado responsabilidade com as obras públicas e compromisso com o bem estar do barreirense.

O projeto de Lei 016/2018, encaminhado pelo Executivo, autoriza a contratação da operação de crédito no valor de 70 milhões de reais destinados à obras de drenagem, pavimentação e requalificação asfáltica. Já o projeto de Lei 017/2018 autoriza a contratação da operação no valor de 21 milhões e sessenta mil reais para execução de qualificação viária e elaboração do plano de mobilidade urbana.