Ciclistas de Barreiras terão espaço apropriado para a prática do esporte

A primeira ciclofaixa da cidade está em fase de conclusão e integra o complexo esportivo do Parque Multiuso Dom Ricardo

Cada dia mais frequentes nas ruas e avenidas que cortam Barreiras, seja em grupos ou, isolados, os cliclistas que se dedicam ao esporte por pura diversão ou profissionalmente, em breve, contarão com um espaço adequado para prática do esporte. Trata-se da primeira ciclofaixa da cidade, em fase final de instalação em volta do Parque Multiuso Dom Ricardo Weberberger, ao longo das avenidas Maia e Eduardo Catalão, no bairro São Pedro.

A pista, com 3 mil metros de extensão está recebendo pintura e sinalização vertical, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã e Trânsito, que acompanha todo o processo. “Fizemos um projeto prévio de sinalização para todo o parque e também para as ruas adjacentes, com pintura de faixas de pedestres, e instalação de placas. A ciclofaixa está recebendo pintura brancas e vermelhas nas bordas, com 1,50 metro de largura, além de tachões para evitar o acesso de veículos”, explica o secretário Luiz Vidal.

Assim que concluída, a ciclofaixa, juntamente com as pistas de caminhada, rampa de skate, equipamentos para exercícios físicos e um anfiteatro para apresentações culturais e esportivas irão compor o Parque Multiuso Dom Ricardo, o primeiro do gênero no oeste da Bahia. Um espaço para ser utilizado por atletas e toda a população. “O local foi pensado para atender uma demanda crescente de pessoas que buscam nas atividades físicas uma forma de melhorar seus condicionamentos e obterem uma melhor qualidade de vida”, explica o diretor de esportes da Prefeitura, Fernando Machado.

Localizado estrategicamente no limite entre São Pedro e Barreirinhas, onde durante muitos anos a população de Barreiras já usufruiu do balneário que alimentava as turbinas da Usina Geraldo Rocha, o Parque contemplará um grande público desses bairros, sem falar, das pessoas de outros locais que poderão usufruir dos equipamentos.
A proposta da Prefeitura de Barreiras é manter atividades frequentes no espaço, capazes de levar famílias inteiras para aproveitar o novo ponto de lazer, entretenimento e esportes da cidade.