CEREST promove Capacitação em Saúde do Trabalhador para profissionais da área em Barreiras

A primeira Capacitação em Saúde do Trabalhador, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Macrorregião Oeste – CEREST, levou o tema promovendo a saúde e prevenindo acidentes para 50 profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Básica de Saúde de Barreiras. O evento que teve como objetivo fortalecer a rede de atenção integral à saúde do trabalhador, bem como desenvolver ações e qualificar os profissionais de saúde, aconteceu na manhã dessa quinta-feira, 26, no auditório do Núcleo da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB.

O CEREST é um centro de abrangência regional com especialização na área de saúde do trabalhador, o que envolve ações de vigilância, assistência, estudo/pesquisa, articulando à Secretaria Municipal de Saúde, à Rede Nacional de Saúde do Trabalhador – RENAST e Ministério da Saúde. Segundo o Coordenador do CEREST, essa capacitação visa qualificar e orientar os profissionais da saúde de Barreiras.

“Esse é o primeiro encontro para falar sobre a saúde do trabalhador, tendo como objetivo qualificar e controlar os riscos aos profissionais que trabalham na linha de frente com situações delicadas em que possam vir a ocorrer um acidente de trabalho”, disse.

Além de prestar atendimento especializado aos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, a equipe do CEREST que é composta por um agente administrativo, auxiliar de serviços gerais, assistente social, coordenadora, fisioterapeuta, médico do trabalho, terapeuta ocupacional, psicóloga e enfermeira, realiza também promoção e proteção dos trabalhadores, investiga as condições do ambiente laboral através dos atendimentos clínicos e das notificações e comunicações de acidente do trabalho, bem como informações provenientes das visitas aos locais de trabalhos, em conjunto com as Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental – Vigilância em Saúde do Trabalhador.

“O CEREST presta atendimento a 15 municípios da região oeste, incluindo Barreiras. A nossa equipe técnica realiza uma investigação mais aprofundada nos casos de acidente do trabalho, essa atividade educativa permanente visa alertar aos profissionais sobre a prevenção e a assistência quando devida em casos de acidentes”, concluiu a enfermeira do trabalho, Janaina Oliveira.