CAPS de Barreiras promove alegria e integração com Festa de São João

Foi com muita alegria e animação que os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), comemoraram na manhã desta quinta-feira, 22, os festejos juninos junto a funcionários e familiares. O 12° Arraiá do CAPS, contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Tiê Araújo, e teve comida típica, brincadeiras, muito arrasta pé com apresentação de quadrilhas e de uma peça teatral composta pelos próprios usuários do serviço e músicas juninas que animaram o ambiente com os integrantes da Recicla Banda ministrado pelo professor de música Marco Mont.

No CAPS de Barreiras atualmente são atendidas 320 pessoas. Antônio Carlos, de 37 anos, estava todo animado na festa promovida pela Secretaria Municipal de Saúde junto com a equipe de atendimento. ”Aqui é só alegria, hoje mais ainda porque estamos dançando muito forró”, declarou a paciente.

Com 55 anos de idade, Maria de Lurdes há 13 anos é paciente da unidade e, participou da festa caracterizada com adereços da festa junina. “Foi uma manhã muito boa, dancei muito forró e aqui essa animação é o tempo todo”, disse.

De acordo com a Coordenadora, esse momento é de muita interação para os usuários e profissionais do CAPS. “Esses momentos de festas passa a ser terapêutico, fortalece o vínculo entre todos: pacientes, família e profissionais. Esse é o nosso 12° Arraiá e essa diversão ajuda no tratamento dos nossos pacientes”, disse Mônica Dourado.

Os CAPS, dentro da atual política de saúde mental do Ministério da Saúde, são considerados essenciais para a organização da rede de atenção em saúde mental, sendo responsável pela integração e inserção do usuário na sociedade.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) em Barreiras atualmente atende no bairro Morada Nobre de segunda a sexta-feira. Tem o atendimento voltado para adultos com transtornos mentais graves e persistentes (esquizofrenias, depressões graves, transtornos bipolar e outros), conta com profissionais na área da Assistência Social, Enfermaria, Educação Física, Médicos, Psicólogos, Professores e Terapeutas.