Campanha Trânsito Legal é lançada em Barreiras

O Colégio Padre Vieira foi palco na manhã desta segunda-feira, 22, do lançamento da Campanha Trânsito Legal, da Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. Mais de 800 estudantes participaram do evento que compõem a programação oficial dos 126 anos de aniversário do município. Além dos alunos da escola participaram da cerimônia o prefeito Zito Barbosa, a vice Karlúcia Macêdo, secretários de governo, vereadores, professores e a direção da escola.

“Lançar esta campanha aqui tem um significado muito grande para mim, fui estudante do Padre Vieira e, depois, professor por dois anos”, disse o prefeito. Ele fez um chamamento para que todos se unam para o êxito da campanha que busca garantir mais segurança do trânsito de Barreiras. “Em quatro meses fizemos várias ações que visam melhorar o trânsito, como a requalificação asfáltica de ruas, a sinalização horizontal e a pintura de faixas de pedestres em frente às escolas. Juntos vamos seguir trabalhando para fazer de Barreiras uma cidade cada vez mais legal em todas as áreas”.

A Campanha Trânsito Legal é composta por uma série de ações que serão postas em prática pela Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. “Os índices de acidentes no trânsito do Brasil são os maiores do mundo, e aqui não é diferente. Vamos realizar nas escolas as palestras educativas, distribuir material com orientações nos semáforos, bares e restaurantes. Queremos mudar estas estatísticas, e nada como começar pelos pequenos cidadãos”, disse o sub-secretário, capitão Luiz Sena.

A parte prática da campanha começou logo após o lançamento, com orientações para os estudantes da forma correta e segura de como atravessar a rua, utilizando a faixa de pedestres. A iniciativa foi recebida de forma bastante positiva entre os estudantes. “Aprendi hoje que precisamos orientar nossos pais também, se eles estiverem falando ao celular quando dirigindo, por exemplo, temos que chamar a atenção para desligarem, usar sempre o capacete quando forem andar de moto e parar quando avistar um animal na pista”, destacou a estudante Bruna Santos, 11 anos, do 6º ano.

A campanha – A Campanha Trânsito Legal que inicia, não tem uma data para ser finalizada. Ela fará parte da rotina diária da Secretaria de Segurança e demais agentes envolvidos. Ela contempla um conjunto de ações positivas e legais para melhorar o trânsito e garantir segurança para pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Práticas saudáveis como o uso do cinto de segurança, da cadeirinha, capacete, respeito às faixas de pedestre, não estacionar em calçadas e não utilizar o celular ao volante, contemplam parte das ações propostas.