Campanha Outubro Rosa movimentou Unidades de Saúde da Família de Barreiras, durante todo o mês

O mês de outubro foi dedicado à Saúde da Mulher nas Unidade de Saúde da Família em Barreiras. A Campanha Outubro Rosa – Se toque, Se Cuide, alcançou centenas de mulheres em vários bairros do município com palestras e orientações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero. Na manhã dessa sexta-feira (26) a Unidade Hans Werner realizou uma caminhada nas principais ruas do bairro Vila Amorim alertando a importância do cuidado com a saúde, principalmente do autoexame e do acompanhamento médico na prevenção contra o câncer de mama.

Com o tema ‘Mulher de atitude faz prevenção’, a caminhada contou com a participação de integrantes da fanfarra FANES do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna, moradores e equipe da unidade. Com o espaço da unidade decorado em tons rosa, as mulheres foram recebidas com tapete vermelho e participaram de um culto ecumênico. Teve ainda a realização de teste rápidos de hepatite, sífilis e H.I.V, corte de cabelo, maquiagem e aula de zumba.

“Uma manhã diferente, a equipe da unidade está de parabéns pela organização. O tema foi abordado durante todo mês e hoje fiquei feliz em participar dessa confraternização. Compreendi como é importante a prevenção”, disse a moradora Maria Aparecida.

A cor rosa foi destaque em todas as unidades de saúde do município. Na Unidade Antônia Zélia, que atende os PSFs XIII, XIV e XV no bairro Vila Amorim e a Unidade do CAIC, na Cascalheira também foram oferecidas às mulheres, palestras educativas e realização de exames de Papanicolau e solicitação de mamografias.
Já o Hospital da Mulher, a Unidade Gileno de Sá (Rio Grande), Unidade Dr. Aroldo Cavalcante (Santa Luzia), Unidade Dr. Nivaldo Moreira da Mata (Jardim Vitória), Unidade Crispiniana Ferreira de Souza (Morada da Lua de Cima) e a Unidade Herculano Faria Neto (Barreirinhas), realizaram palestras, dinâmicas e orientações sobre o câncer de mama.

A temática abordada também foi destaque na Igreja Perpétuo Socorro, a equipe da Unidade Almiro Vieira de Melo, do bairro Morada da Lua de Baixo participou de forma especial da missa solene. A equipe da Unidade Dr. Eduardo Medrado, no Loteamento São Paulo abordou o tema em parceria com os acadêmicos do curso de Medicina da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB.

A Unidade Martina Clara Batista Máximo, que atende os bairros Barreirinhas, São Pedro e Bela Vista, finalizou a abordagem do tema Outubro Rosa com palestras sobre prevenção ao câncer, a importância do autoexame e do exame ginecológico e declarações de mulheres que venceram o câncer de mama.

Conforme a secretária municipal de saúde, Marisete Bastos, o tema Outubro Rosa já faz parte do calendário municipal e é de grande relevância ser trabalhado diariamente nas unidades, sempre com o objetivo de alertar às mulheres que prevenir é a melhor opção. “Esse é o nosso mês rosa, totalmente dedicado às mulheres, um grande movimento que une o País em torno dessa campanha, e em nosso município não é diferente. A cada ano reforçamos esses atendimentos e o alerta sobre o câncer de mama nas unidades de saúde da família no intuito de fazer com que as informações cheguem às mulheres e seus familiares sobre a necessidade de fazer os exames preventivos, que são fundamentais para um diagnóstico prévio, ampliando assim os cuidados com a saúde da mulher”, destacou.