Barreiras será sede dos Salões de Artes Visuais da Bahia, em maio

foto2

Pela primeira vez Barreiras entra no ciclo de exposições dos Salões de Artes Visuais da Bahia, evento realizado pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), em parceria com a Prefeitura de Barreiras. Para receber o evento, com abertura agendada para 10 de maio, no Mercado Caparrosa, Centro Histórico, a Secretaria Municipal de Cultura e a Secretaria de Infraestrutura e Obras estão trabalhando na reforma e melhorias do espaço. A exposição fará parte do Projeto Maio Maior, em homenagem ao aniversário de Barreiras.

Apesar ter a abertura oficial no dia 10 de maio a exposição estará disponível para visitação pública gratuita até 26 de junho.  No dia da abertura do Salão, três obras entre as expostas são premiadas com R$ 7 mil cada uma, configurando a maior premiação do gênero no estado. Também há premiações simbólicas: menções especiais e o Prêmio do Público, este concedido através do voto dos visitantes.

foto3

Recorde de inscritos – Apresentar a diversidade da produção baiana em artes visuais, divulgar o trabalho dos artistas e estimular a reflexão sobre temas atuais da área são os objetivos dos Salões de Artes Visuais da Bahia, consolidados como um dos principais meios de incentivo à criação e difusão de produção artística e à dinamização dos espaços expositivos do interior do estado. Nesta edição de 2013, houve um recorde de inscritos: das 463 propostas apresentadas, por meio de edital público, foram selecionadas 108 obras realizadas por 77 diferentes artistas, nas mais diversas técnicas e estilos.

As exposições agora agendadas retomam a execução do projeto, que foi suspenso no ano passado para a regularização de compromissos relacionados ao cumprimento aos Decretos nºs 14.682 e 14.710/2013, que determinaram o contingenciamento no orçamento das secretarias e órgãos estaduais e medidas para a gestão de despesas e custeio. Antes disso, haviam sido realizadas mostras em Feira de Santana e Teixeira de Freitas.

foto4

Salões de Artes Visuais da Bahia

Barreiras

Exposição com 21 obras