Barreiras sediará Programa Saúde em Movimento

sala

A meta é realizar cinco mil consultas e 1.500 cirurgias de catarata, durante os sete dias do evento

Entre os dias 08 e 14 deste mês a Prefeitura de Barreiras em parceria com o Governo do Estado traz para o oeste da Bahia a 68ª Etapa do Saúde em Movimento, uma ação que teve início em outubro de 2009, e até março de 2014 realizou mais de 358 mil consultas oftalmológicas e 123 mil cirurgias de catarata, dando acesso aos moradores de 417 municípios do Estado.

Na edição oeste, Barreiras será a anfitriã para 19 municípios da região, a meta, de acordo com a secretária de saúde, Regina Figueiredo é disponibilizar cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata nos dias do evento. Uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos farão os atendimentos.

O serviço itinerante será instalado no Hospital Municipal Eurico Dutra, e disponibilizará consultas oftalmológicas, exames do aparelho ocular e cirurgias de catarata.  O público alvo são alunos do TOPA e população com idade a partir de 60 anos. A Etapa contará com a fábrica de óculos para atendimento aos alunos do TOPA.

Para ter acesso a Estratégia o usuário deverá procurar a Secretária de Saúde do seu município e realizar o agendamento. O Cartão Nacional de Saúde será obrigatório para a realização do atendimento, assim como documento de identificação (RG).

Para os usuários que realizarem cirurgia de catarata será disponibilizado o colírio para uso durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós – cirúrgica em 24 horas. A equipe de oftalmologistas retornará a Barreiras para realizar a segunda consulta pós-operatória no prazo de 30 dias.

Período de Atendimento: 08 a 14 de abril de 2014, sendo:
De 08 a 12 de abril/2014 – consultas
De 08 a 14 de abril /2014 – cirurgias