Barreiras: Secretaria de Saúde promove imunização de estudantes contra H.P.V

Na oportunidade esta sendo atualizado o cartão de vacinação

A equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde está percorrendo todas as escolas públicas e particulares com o objetivo de vacinar estudantes de 09 a 14 anos contra o HPV. Na manhã dessa segunda-feira, 07, estudantes da Escola Municipal Cleonice Lopes receberam as doses contra a doença e ainda atualizaram a caderneta de vacinação.

Conforme dados da Coordenação de Imunização, a meta para vacinar meninas de 09 a 14 anos é de 4.310 doses, porém até agora apenas 14% foram vacinadas. Já a meta para vacinar meninos entre 11 a 14 anos é de 3.320, somente 12% já foram vacinados.

Esse é o primeiro ano que meninos entre 11 a 14 anos irão tomar a vacina contra o HPV, eles precisam também estar imunizados, como explica Isabel dos Apóstolos.

“Esse ano é a primeira vez que a vacina se estende para os meninos, pois eles são os maiores transmissores do vírus. Essa ação nas escolas tem como meta melhorar a cobertura contra o HPV em Barreiras e é importante os pais ter esse cuidado de imunizar seus filhos contra o HPV, ficar atentos nos dias da vacinação nas escolas e não se esquecer de levar o cartão de vacinas. Além das escolas, a vacina é feita gratuitamente nas unidades de saúde em Barreiras.”, destacou a Coordenadora de Imunização.

A vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, é dada em forma de injeção e previne além do HPV, o câncer do colo do útero. Esta vacina é oferecida pelo SUS em campanhas de vacinação nas escolas e nas Unidades de Saúde. Após tomar a vacina (duas doses), o corpo produz os anticorpos necessários para combater o vírus e assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.