Barreiras: Secretaria de Saúde promove atendimento diferenciado no final de semana para receber comunidades rurais na UBS Herculano Farias em Barreirinhas

Mais de 80 pessoas foram assistidas no UBS Herculano Farias e participaram da abertura da campanha Setembro Amarelo

A manhã de sábado, 01, foi movimentada na Unidade Básica de Saúde Herculano Farias no bairro Barreirinhas. Crianças, jovens, adultos e idosos das comunidades de Veredas das Lages e Angélica Ayres (Cotia) tiveram atendimento diferenciado, com acolhimento, café da manhã, alongamento com zumba do professor Leandro Braga, distribuição de kits de higiene bucal, atendimentos médicos e odontológicos.

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde proporcionou mais de 80 atendimentos aos moradores, que receberam atenção especial de médicos clínico, pediatra, dentista, exames preventivos, testes rápidos (H.I.V, Sífilis, Hepatite, HCV e Glicemia), planejamento familiar (distribuição de preventivos) aferição de pressão e acompanhamento de pacientes dos programas de Hiperdia.

Toda a equipe da UBS realizou o acompanhamento e triagem dos pacientes, com o apoio dos estagiários do 10º semestre de enfermagem da FASB e a coordenadora do estágio enfermeira Carine Jamille que foram até as duas comunidades rurais. Constatada a demanda, os moradores receberam transporte até a UBS que abriu pela primeira vez no sábado. Dona Maria Lindalva aproveitou para levar os dois filhos para atendimento com o pediatra, e consultou com o clínico geral e dentista.
“Meus filhos Jonas de 1 ano e Nicole de 6 anos foram avaliados pelo pediatra, recebi os exames já marquei aqui mesmo. Também fui atendida pelo clínico e pelo dentista, sinceramente estou muito satisfeita com tudo, porque fui bem recebida, tomei café, assisti a palestra, foi uma manhã especial para nossa comunidade”, disse Maria Lindalva.

O agente comunitário Francisco Pereira que mora na comunidade de Vereda das Lages, localizada a 26 km da sede do município, comemorou a ação que proporcionou atendimento e aproximação com a equipe da UBS. “Nasci na Vereda e conheço todas as famílias, e durante todo o trajeto até aqui, os moradores vieram falando dessa atenção especial que estamos recebendo no sábado”, avaliou o agente. A coordenadora da UBS Herculano Farias, enfermeira Marislene Coutinho explicou que a cobertura está centrada nas comunidades rurais e que o atendimento no sábado proporcionou atenção de qualidade à saúde do homem do campo, facilitando o acesso aos serviços básicos.
“Toda essa ação foi planejada especialmente para receber os moradores de Veredas das Lages e Angélica Ayres, com atendimento médico, odontológico, marcação de exames, testes rápidos e bate papo com os pacientes, informando sobre as campanhas. Hoje também lançamos a campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio, conversamos com os jovens e aproximamos ainda mais a UBS do público assistido. Agradeço o empenho da nossa equipe, dos médicos, dentista e dos agentes comunitários Francisco e Elisângela, juntamente com os estagiários”, finalizou a coordenadora Marislene.

Campanha Setembro Amarelo
A UBS Herculano Farias também fez o lançamento oficial da campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio. Campanha criada com intuito de informar as pessoas sobre o suicídio, uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema.