Barreiras: Secretaria de Meio Ambiente desenvolve importantes ações na Semana do Meio Ambiente

Desde o dia 05 de junho, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo – Sematur, está desenvolvendo diversas atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Nessa quarta-feira (06), o secretário Demosthenes Júnior acompanhado do presidente da Associação de Torcedores Unidos pelo Meio Ambiente, Acássio Rivelino, participou da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores e destacou os trabalhos que vêm sendo realizados no que tange a importância e a preservação ambiental em Barreiras.

“Nossa rotina diária é intensa, e diversas ações são desenvolvidas ao longo de todo ano em relação à preservação ambiental em Barreiras. Essa semana em especial, estão sendo desenvolvidas atividades educativas nas escolas públicas, retirada de lixos em lotes baldios, limpezas nos rios e instalação de placas educativas. Toda essa metodologia tem como objetivo diminuir o acúmulo de resíduos sólidos, poluição sonora e fogo em lotes”, destacou o secretário.

Dando continuidade ao tema da Semana do Meio Ambiente, “A relação entre a limpeza pública e a cidadania”, a equipe da Sematur esteve na rua das Turbinas em Barreirinhas, nesta quinta-feira, (07) realizando limpeza em espaços públicos, terrenos baldios e instalando placas educativas que orientam a população a não jogar lixos nas vias públicas, como: papéis, embalagens, produtos de varrição, detritos e outros objetos que constituam acúmulos e poluem o meio ambiente.

“Estamos desenvolvendo através da parceria com instituições públicas e privadas, ações nos pontos mais críticos de Barreiras, ou seja, locais em que as pessoas ocupam e acabam formando pequenos lixões. Essas placas têm a função de educar e orientar a população dos locais que são proibidos jogar lixo, inclusive disponibilizando o disque denúncia da secretaria que é o 3613-9602”, explicou o coordenador de educação ambiental e sustentabilidade, Ronaldo Ursulino.

Nessa sexta-feira, 08, a Sematur estará realizando a limpeza e instalação das placas educativas nas proximidades do loteamento Parque Verde, saída para Catolândia.