Barreiras recepciona 2° Ciclo de Capacitação Selo Unicef com participação de 22 municípios

A secretária de assistência social e trabalho de Barreiras, Karlúcia Macêdo, participou do evento junto com representantes da secretaria de saúde.

A manhã dessa quinta-feira, 03, foi de muito conhecimento e interação em Barreiras. O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF realizou o 2° Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF no auditório da Faculdade São Francisco de Barreiras – FASB, para 22 municípios do Oeste da Bahia.

A Edição 2017-2020 do Selo UNICEF conta com a participação de mais de 1.900 municípios dos 18 estados brasileiros, que assumiram junto a UNICEF o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Articuladores de Barreiras e dos municípios de Angical, Baianópolis, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Correntina, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém de São Francisco, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe e Serra do Ramalho, conheceram a metodologia, objetivos, resultados e ações de validação das etapas essências na realização do Selo.

Dentre os objetivos do 2° Ciclo de Capacitação do Selo Unicef, destaca-se a escuta qualificada da população e suas diferentes representações quanto as necessidades e prioridades em políticas públicas destinadas à crianças e adolescentes.

Barreiras foi representada no encontro pela secretária de assistência social e trabalho, Karlúcia Macêdo, a articuladora do Selo junto a Assistência Social, Jezilda Figueredo, o mobilizador Erasmo Oliveira, a coordenadora de atenção básica da saúde, Mônica Valéria e o coordenador geral da saúde, Anderson Vian. Na oportunidade a secretária reforçou a importância do Selo Unicef para o município.

“Sabemos que a Unicef promove os direitos e o bem-estar das crianças e adolescentes, assim, esse encontro norteará os nossos articuladores a promover políticas públicas para melhorar ainda mais a qualidade de vida dos infantes. Barreiras acolhe hoje esses 22 municípios e tenho certeza, de que cada representante sairá daqui ciente dos esforços, para buscar as melhores políticas públicas em prol das crianças em situação de exclusão e vulnerabilidade”, disse a secretária Karlúcia.

Ao participar do Selo Unicef, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas, que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Segundo a Consultora da Unicef, os municípios se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças/adolescentes, a monitorar os resultados e promover debates em fóruns comunitários.

“Barreiras já é um município certificado desde o ciclo anterior, quando recebeu o Selo Unicef, ou seja, um reconhecimento internacional aos municípios que mais avançam na prioridade dentro da política pública para crianças e adolescentes. Compartilhamos nesses momentos todas as boas práticas, materiais e publicações sobre a implementação de atividades que melhoram os indicadores. O Selo é uma plataforma que apoia os municípios no aperfeiçoamento de suas políticas públicas voltada para a infância e adolescência”, pontuou Ana Carla Carlos.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo