Barreiras: Merendeiras das escolas municipais participam de palestra de orientação nutricional

Buscando aprimorar a qualidade e controle no manuseio dos itens da merenda escolar da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu encontro e orientação nutricional com as merendeiras escolares. O evento foi realizado nesta manhã de quarta-feira (14), no Colégio Municipal de Aplicação Octavio Mangabeira Filho, no loteamento Rio Grande.

Mais de 80 merendeiras receberam informações sobre higienização e preparo dos alimentos, armazenamento de estocáveis, remanejamento, além de degustação dos produtos que fazem parte da merenda escolar. A palestra orientadora foi ministrada pela nutricionista Junia Maria Clevens, que proporcionou interação entre as participantes, compartilhando os acontecimentos do dia a dia e mostrando como se procedem as etapas da preparação diária dos alimentos, que vai desde a leitura do cardápio até a preparação final que será servido aos estudantes.

A diretora municipal da merenda escolar, Fátima Nunes acompanhou o evento, sinalizando a importância das orientações repassadas as merendeiras, que recebem e manuseiam os mantimentos da semana, que incluem diversos alimentos como laticínios, carne, polpas para suco, verduras e frutas frescas.

“Esse é um momento de compartilhar experiências e orientar sobre o cardápio nutricional para o ano letivo de 2018. Estamos apresentando as definições, e a qualidade dos alimentos que estão inseridos na merenda escolar”, pontuou a diretora.

A secretária de educação, Cátia Alencar apontou a necessidade do aprimoramento de conhecimentos na área de cuidados e manutenção da qualidade dos alimentos perecíveis e estocáveis na merenda escolar, além de ampliar as informações para todas as áreas do ambiente escolar.

“Temos uma merenda escolar com uma excelente avaliação do ponto de vista nutricional. Esse encontro de capacitação com as merendeiras demonstra nossa preocupação com a merenda servida às nossas crianças, com foco no fornecimento de uma alimentação balanceada”, disse a secretária Cátia.

No dia 21, a coordenação da merenda escolar estará reunindo os gestores escolares para discutirem e repassarem as rotinas administrativas da merenda escolar, que incluem o acompanhamento diário do cardápio, higiene, cuidados com armazenamento e apoio a equipe de merendeiras.