Barreiras: Idosos do Programa Idade Viva vão ao cinema e têm semana de interação e cultura

A semana que antecede as comemorações do Dia dos Pais foi iniciada com muita emoção e cultura para os idosos do Programa Idade Viva de Barreiras. A frase de ordem nessa terça-feira, 07, é bem conhecida pela juventude e principalmente os da terceira idade, e seu Sebastião Oliveira, 84 anos, repetiu com alegria: “Atenção! Luz, Câmera e Ação”.

Assim como ele, 68 idosos foram ao Cinema de Barreiras e ficaram encantados com o ambiente. Muitos entraram pela primeira vez na sala de projeção, como dona Francina Barros que mora no bairro Barreiras Sul. “Minha filha me ligou bem cedo, e a primeira coisa que disse a ela é que viria ao cinema pela primeira vez. Estou encantada com o tamanho da tela e com a harmonia que o espaço proporcionou”, disse emocionada.

O filme Missão Impossível está sendo apresentado exclusivamente durante essa semana para os idosos do programa. O cinema é responsável por proporcionar as mais diferentes emoções em cada pessoa, podendo despertar sentimentos como o amor, as lágrimas, o nervosismo e até mesmo a raiva, mas sempre proporciona momentos de novas perspectivas, e foram essas emoções distribuídas em duas horas de filme.

Segundo a Coordenadora do Programa Idade Viva essa é uma grande oportunidade de proporcionar interação, conhecimento e também disseminar cultura em outros espaços. “O Programa Idade Viva através da Secretaria Municipal de Saúde tem cuidado de forma muito especial dos nossos amigos da terceira idade. Essas atividades são importantes, como trazer os idosos nessas experiências, muitas ainda não vivenciadas por eles, como essa visita ao cinema que ajuda muito na conexão com o mundo. Eles gostaram bastante, porque sair da rotina é sempre uma inovação que os fazem sentir bem”, disse Olívia Bezerra.

Os efeitos que o cinema proporciona são inacreditáveis e o resultado final das diversas animações e dos efeitos especiais são arquivados por cada um, é o que demonstrou dona Agripina da Silva, que mora no centro de Barreiras e também foi ao cinema pela primeira aos 92 anos. “No início fiquei tensa, mas os sons, a luz e a história do filme me deixou encantada. O cinema é um espaço tão grande e espero voltar outras vezes”, disse.