Barreiras: Equipe de Zoonoses realiza mais um mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti

Mais de 36 mutirões foram realizados em 2017.

A equipe do Centro de Controle de Zoonoses realizou na manhã dessa quinta-feira, 21, o 36º mutirão contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zica e chikungunya. 80 agentes participaram da operação na comunidade Agro Vila Vitória em Cristo I e II, no KM 30.

Com o objetivo de ampliar e combater os possíveis criadores do inseto, a equipe percorreu as ruas da comunidade fazendo a parte educativa através de panfletos explicativos para cerca de 800 moradores.

“Há quatro anos que moramos nessa comunidade, essa é a primeira vez que temos uma equipe trabalhando de casa em casa em combate ao mosquito. Essa ação é fundamental porque a prevenção evita as consequências das diversas doenças transmissíveis”, disse o Presidente da Associação, Rondenilson Abreu.

Conforme o que preconiza o Ministério da Saúde, o índice da proliferação do mosquito Aedes Aegypti deve ser abaixo de 1%, atualmente Barreiras registra 0,26%. Segundo o Coordenador de Endemias, essa porcentagem é considerável e nesse período de chuvas, a atenção e participação da população devem ser redobradas.

“Estamos no período chuvoso em nossa região, é necessário que cada um faça sua parte na limpeza do seu quintal, o combate contra o Aedes Aegypti depende de todos nós. A nossa equipe fez um trabalho fundamental esse ano, fechamos 2017 com pontos positivos e buscaremos sempre além do trabalho educativo fazer o trabalho preventivo em 2018”, pontuou Arian Sodré.

Além do processo educativo, a equipe de endemias fez borrifação e coleta de lixo na comunidade. O último mutirão desse ano acontece amanhã, 22, no bairro Vila Dulce. Em 2018, o mutirão retorna no dia 02 de janeiro pelo bairro Vila Rica.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo