Barreiras em um domingo de exibições memoráveis, Esquadrilha da Fumaça leva milhares de pessoas ao Parque Engenheiro Geraldo Rocha

O domingo foi de aventura e manobras extraordinárias nos céus da Capital do Oeste. Milhares de crianças, jovens e adultos se acomodaram nos quatro cantos do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha para acompanhar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira.

Uma multidão se manteve com os olhares fixos nas aeronaves, para registrar cada manobra durante os 35 minutos de apresentação. Os moradores que estavam no Parque e ao entorno, como na orla do cais, nos bairros de Barreirinhas, São Pedro e de outros cantos da cidade, tiveram a oportunidade de ver cerca de 50 acrobacias com efeitos de voo rasantes, paradas ao ar livre e muitos desenhos de fumaça realizados ao mesmo tempo por sete renomados pilotos, do Esquadrão de Demonstrações Aérea da FAB, que chamava a atenção de todos a cada manobra realizada.

Danilo Oliveira não parava de mostrar ao pequeno Bernardo de dois anos, as manobras da Esquadrilha da Fumaça, e com os dedos apontados para o alto não conteve a emoção. “Foi uma apresentação fantástica, uma sensação única, foi minha primeira vez junto com meu filho de ver esse espetáculo na minha cidade, contemplei cada detalhe dessa apresentação”, disse emocionado.

A apresentação da Esquadrilha da Fumaça em Barreiras foi a de número 3.824, a 12º demonstração que fez parte do circuito realizado no norte e nordeste, com a missão de apresentar por todo Brasil o trabalho da Força Aérea, buscando despertar principalmente nos jovens a vontade de servir a Força de Aérea Brasileira. Toda apresentação contou com sete aeronaves, cada posição de voo teve uma função específica.

Os primos Inalana, Isabelle e Jean, acompanharam juntos a apresentação, ficaram encantados e curiosos com o coração de fumaça feito no céu. Essa sensação, segundo o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, é um dos principais objetivos.

“Foram 18 dias de circuito e para coroar essas apresentações escolhemos Barreiras. Foi uma grande recepção, estivemos aqui em 2006 e nos sentimos muito acolhidos, mas dessa vez com a inserção da aeronave A-29 Super Tucano nas apresentações das acrobacias, a receptividade do grande público alcançou nosso objetivo que é de expandir o trabalho desenvolvido pela Esquadrilha da Fumaça, difundindo assim a imagem institucional da Força Aérea Brasileira e agradecemos todo o apoio da Prefeitura de Barreiras na divulgação do nosso trabalho e nessa apresentação”, relatou o Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Ten. Cel. Marcelo.

Logo após a apresentação, a equipe da Esquadrilha da Fumaça realizou uma coletiva a imprensa, esclarecendo as principais dúvidas dos jornalistas presentes e a curiosidade acerca da exibição realizada em Barreiras. Presente na coletiva, o Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, agradeceu a equipe da Esquadrilha e parabenizou a todos pela excepcional apresentação na tarde desse domingo (29).

“O domingo é sempre dedicado às reuniões familiares, e na tarde de hoje as famílias barreirenses e da região tiveram o privilégio de assistir esse espetáculo apresentado pela Esquadrilha da Fumaça. Esperamos que tenha incentivado muitos jovens à ingressar na Força Aérea Brasileira. O público que acompanhou essa apresentação foi maior do que nós imaginávamos, por isso, agradecemos toda equipe por essa belíssima apresentação em nossa cidade”, destacou Zito Barbosa.

A Esquadrilha da Fumaça é formada por militares da Força Aérea Brasileira. Atualmente, são treze oficiais aviadores, um especialista em aviões, um médico, três oficiais de Comunicação Social, e uma equipe de graduados especialistas, divididos nas áreas administrativa e de manutenção de aeronaves – conhecidos carinhosamente por “Anjos da Guarda”. O Esquadrão de Demonstração Aérea – EDA, está localizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, no estado de São Paulo.

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo