Barreiras: Dados do serviço de Oftalmologia do município sinalizam avanço em resolutividade

Desde março de 2017, a Secretaria Municipal de Saúde retomou a realização de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Eurico Dutra. Com pessoas na fila de espera há mais de três anos, o início das cirurgias de catarata era o mais esperado. Estipuladas para as terças-feiras, já foram 2.062 consultas e 255 cirurgias oftalmológicas realizadas até novembro, o que resultou em um dado positivo para o município.

Na manhã dessa terça-feira, 12 de dezembro, seu Almir de 81 anos, foi um dos 14 pacientes internados para a realização da cirurgia de catarata, acompanhado de sua esposa, ele comemorou a rapidez na realização da cirurgia. Atualmente dois médicos atuam no atendimento oftalmológico no município, atuando nas áreas de consultas e cirurgias.

“Moro no bairro Novo Horizonte, dei entrada no pedido da cirurgia na primeira semana de setembro e hoje já realizei o meu procedimento. Estou contente porque não demorou e o procedimento foi muito tranquilo”, disse.

Uma saúde mais humanizada é o objetivo pautado na Gestão do Prefeito Zito Barbosa, a Secretária reforça que esse objetivo está sendo alcançado:

“Iniciamos o ano com uma demanda reprimida com relação às cirurgias, tínhamos pacientes que estavam na fila há mais de três anos e optamos em não realizar mutirões, as cirurgias de catarata são realizadas semanalmente, e durante três dias na semana disponibilizamos atendimento ao oftalmologista na Unidade de Saúde Leonídia Ayres. No Hospital da Mulher, são mais de 30 atendimentos por dia, onde são oferecidos aos recém nascidos, o importante “teste do olhinho”, que garante mais qualidade e segurança nos serviços de saúde do município, destacou Marisete Bastos.