quinta-feira, 20 de abril de 2017
Predomínio de Sol

Assinatura de convênios com entidades fortalece rede de proteção social em Barreiras

Entidades sem fins lucrativos que atuam na área de assistência social, saúde, educação e inclusão assinaram na tarde dessa quarta-feira, 19, o convênio de parceria com a Prefeitura de Barreiras. A partir deste ano, os projetos receberão recursos para fortalecer atividades que vão desde o apoio aos dependentes químicos até a qualificação de pessoas com deficiências.

O ato de assinatura foi realizado no gabinete da prefeitura com a presença de secretários de governo, vereadores e o prefeito Zito Barbosa. Segundo ele, os planejamento municipal seguirá no sentido de aumentar a receita municipal e ampliar futuramente os convênios.

“É uma alegria firmar estes convênios, mudando também o modelo de parceria com as instituições. Neste ano, atuaremos para que não haja um dia sequer de atraso nos repasses. Ano que vem, trabalharemos com a continuidade e nos esforçaremos para ampliar as parcerias”, destacou o prefeito de Barreiras.

Desde o início do ano, a Prefeitura veio realizando adequações legais junto às secretarias municipais no intuito de viabilizar o convênio com as entidades sem desconsiderar a realidade financeira dos gastos públicos. Oito delas assinaram a documentação, o Projeto Catavento que funciona com sete núcleos em Barreiras, também estará entre as unidades conveniadas.

“Realizamos hoje um sonho, não poderia deixar de reconhecer o empenho da administração em pela primeira vez realizar tudo com cautela, responsabilidade e primar a partir de então pela pontualidade. Nosso trabalho é difícil e convidamos todos a conhecer de perto, a Prefeitura pode contar com o nosso apoio”, disse Delma Pedra, representante da Casa de Reintegração Social Nova Vida.

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho, e a Secretaria de Educação são as principais mediadoras entre Prefeitura e entidades durante as rotinas de trabalho. Segundo a secretária Gabriela Nogueira, esse diálogo é essencial no fortalecimento de vínculos e resgate das pessoas em vulnerabilidade.

“Estamos em tempo de superar desafios, é uma alegria muito grande participar desse diálogo, nessa caminhada não podemos estar sozinhos. Esse trabalho social muitas vezes atende às pessoas que perderam o vínculo familiar, nosso papel é de alta complexidade e contamos com as entidades para a humanização desses serviços”, comentou Gabriela Nogueira, secretária de assistência social.