Arraiá do Parque 2018, o maior e melhor São João da Bahia foi também o mais tranquilo e seguro

Mais de 100 mil pessoas curtiram o São João de Barreiras nos quatro dias de festa.

O dia de São João, Padroeiro de Barreiras, foi festejado em todo Brasil nesse domingo 24, e o Arraiá do Parque foi o destino de milhares de pessoas que aproveitaram para curtir o último dia do maior e melhor São João da Bahia no Parque de Exposições Engº. Geraldo Rocha. Foram quatro noites de muito forró, comidas típicas e quadrilhas juninas, que consolidaram a festa em sua segunda edição como o principal destino do São João no Oeste do estado.

Como nos dias anteriores, a festa começou pela Vila do São João, onde o público visitante encontrou um espaço aconchegante, tirou fotos, apreciou as comidas típicas e curtiu os primeiros shows com as bandas Quarque´Uma e Império.

Outro grande atrativo da festa teve haver com o ditado “saco vazio não para de pé”, o que beneficiou diretamente os comerciantes que apostaram no sucesso da festa. Foram mais de 80 comerciantes entre barraqueiros, ambulantes, capeteiros, mais de 20 restaurantes, lanches diversos, comidas típicas e food truck, nessa segunda edição do Arraiá no Parque. Dona Tina estava super contente com as vendas. “Centralizei nas comidas típicas, aqui na Tapioca da Tina foram vendidos também salgados, o resultado foi de 20% a mais da nossa expectativa, estou muito satisfeita”, disse.

Pela primeira vez, o chefe Ely Leitão colocou a barraca de comidas regionais e lucrou mais de 45% nas vendas. “Achei um público ótimo nesses quatro dias, estou satisfeito com as vendas e espero para o próximo continuar com essa expectativa, terei que contratar mais funcionários e investir em novos produtos para os clientes”, destacou.

No palco principal, o forró foi iniciado pelo cantor barreirense Alcenor Ramos, seguido da apresentação da banda Rasta Pé, que cantou muito xote e fez a multidão dançar “Muito feliz em estar em Barreiras, pela primeira vez nessa época junina, é uma festa democrática e contagiante. Essa decoração deixou o ambiente lindo e fez com que todos cantassem nossas músicas desde o primeiro cd”, disse o vocalista Jorge Filho.

O cantor cearense Waldonys, que também é acordeonista, compositor e piloto de acrobacias aéreas, foi umas das atrações mais esperadas nessa noite de São João. Afilhado de Luiz Gonzaga, Waldonys cantou de tudo um pouco em ritmo de forró. “Hoje em um voo panorâmico pela cidade pude ver a grandiosidade da beleza e a organização que foi essa festa, os moradores dessa cidade e região merecem o sucesso que está sendo o São João de Barreiras”, comentou.

Animaram ainda a noite com muita dança as bandas Coração do Brasil, Frutos Nordestinos e A-Z da Pintanga. A última noite também foi marcada pela apresentação da quadrilha vencedora do concurso municipal, Luar do Sertão e da apresentação especial da quadrilha Pau Melado, de Brasília.

Segurança e Organização
Os quatro dias de festa no Arraiá do Parque reuniu mais de 100 mil pessoas e em sua segunda edição nenhuma ocorrência de violência foi registrada. Mais de 100 seguranças contratados, 45 policiais militares, 40 guardas municipais, 12 integrantes do juizado de menores, 10 profissionais do SAMU, 12 profissionais do Corpo de Bombeiros e 20 agentes da Cootrans, fizeram a segurança todas as noites.

Segundo o secretário de segurança cidadã e trânsito, Luiz Vidal, uma grande estrutura foi montada para o sucesso do evento. “Foi feito um planejamento junto com a Polícia Militar e atuamos em vários pontos, iniciamos sempre nos portões de entradas, houve um acompanhamento específico em pontos estratégicos e tivemos viaturas também trabalhando na saída da festa. A sala de monitoramento, com 12 câmaras instaladas pelo parque auxiliou bastante na segurança interna e externa. O saldo é muito positivo, porque nenhuma ocorrência foi registrada devido às medidas tomadas em parceria com todos os profissionais que participaram desse importante evento”, destacou o secretário.

O prefeito Zito Barbosa acompanhou todos os dias da festa, interagindo com a população, comerciantes, turistas e artistas. Visivelmente satisfeito com a pujança do evento, destacou o sucesso do maior e melhor São João da Bahia.

“Foram quatro dias de festa com total segurança, muita organização e grandes atrações, o que consolida o São João de Barreiras como um dos melhores da Bahia. Agradeço ao povo de Barreiras e de toda a região que abraçaram esse evento em sua segunda edição, a grandiosidade do público presente nestes quatro dias de festa, com mais de 100 mil pessoas presentes no parque, consolida o nosso São João como um dos principais destinos de festa junina na Bahia. O Arraiá do Parque trouxe não só a dança do tradicional forró, como também movimentou o comércio e a valorização dos importantes artistas locais, dignos do nosso respeito e carinho. Por isso agradeço a Deus nossa equipe de gestão e todos os parceiros que nos ajudaram a consolidar o sucesso desse festa, vamos caprichar ainda mais para 2019”, concluiu o prefeito.