Alunos da rede municipal passam por simulado preparatório para a ANA e Prova Brasil

Ao todo, 6.109 alunos do 3º, 4º e 8º ano da rede municipal em Barreiras fizeram o simulado nas escolas da sede e campo.

Alunos do 3º, 4º e 8º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino em Barreiras participaram, ontem e hoje, do simulado para a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA e Prova Brasil. Os simulados elaborados por profissionais da Secretaria Municipal de Educação visam antecipar a preparação dos estudantes para as avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) aplicadas no 3º, 5º e 9º ano.

Ao todo 6.109 alunos participaram do simulado, nas escolas da cidade as provas foram aplicadas na quarta-feira, 11. Já os estudantes da zona rural estão fazendo o simulado nesta quinta-feira, 12, durante todo o dia. Segundo a secretária de educação, Cátia Alencar, a partir do resultado será possível realizar um diagnóstico e criar indicadores da aprendizagem e qualidade do ensino ofertado.

“Os simulados são ferramentas utilizadas para medir o conhecimento dos alunos e ajudá-los a reforçar conteúdos ainda não fixados. Realizamos esses dois dias de simulados, com objetivo de incentivar os alunos a aplicarem todo o seu conhecimento curricular adquirido em sala de aula, de forma contextualizada e interdisciplinar. Esse simulado contribuirá com o desenvolvimento cognitivo e embasamento, pois no próximo ano, eles vão responder a prova da ANA e Brasil,”, explica a secretária de educação, Cátia Alencar.

Nos testes os estudantes responderam as questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

A partir das informações que serão tabuladas na Secretaria Municipal de Educação, poderão ser traçadas ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no município. “Toda nossa equipe está empenhada nesse processo. O simulado foi preparado por nossas especialistas, e os dados serão tabulados e avaliados pela equipe multidisciplinar, com intuito de reduzir as desigualdades existentes, e assim promover, por exemplo, a correção de distorções e dificuldades apontadas, melhorando o direcionamento dos recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias”, concluiu a secretária.

PROVA BRASIL – Segundo definição do Portal MEC, a Prova Brasil trata-se de uma avaliação para diagnóstico, em larga escala, desenvolvida pelo Inep/MEC, que tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização: A ANA foi recentemente incorporada ao Saeb, em 2013, e produz indicadores que contribuem para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Além do desempenho dos estudantes no teste, também é realizada uma análise das condições de escolaridade que eles tiveram (ou não) para desenvolver esses saberes.

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