4° Circuito de Marcha da Raça Manga Larga Machador estréia arena de competições do Parque

cav1

A agropecuária é um dos destaques da 31° edição da Expoagro. Entre as provas que ocorrerão no parque, o 4° Circuito de Marcha da Raça Manga Larga Machador começou ontem, 04 e estende durante todo dia de hoje. A prova se configura na avaliação da marcha do cavalo, e o julgamento é dividido em categorias, os campeões mais jovens e os campões mais velhos.

Estão participando da prova 40 animais entre machos e fêmeas, separados em suas respectivas categorias. A raça Manga Larga Machador se caracteriza pelo diferencial de sua marcha, que não perde o contato com o solo. “Os critérios de avaliação observados durante a prova são: rendimento, estilo, comodidade, gesto de marcha e diagrama de marcha, aquele que tiver o maior conjunto de qualidades vence”, afirmou Luiz Miranda árbitro da competição.

O Manga Larga Machador é uma raça genuinamente brasileira, localizada no sul de Minas Gerais, com o passar dos anos adotou critérios de julgamento que levaram a um padrão racial. Ainda segundo Luiz, “a prova avalia dois tipos de marchas, a primeira é a ‘marcha picada’, se caracteriza pelo avanço do bipedal lateral, enquanto a ‘marcha batida’, a predominância é do bipedal diagonal. O julgamento é feito pelos técnicos e árbitros da secretaria de agricultura, comércio e abastecimento.

Agenda de provas para a Expoagro 2013:

– Prova dos 3 tambores – Antonio Henrique de Souza Moreira
Premiação: 20 mil reais
Data: 5 e 6 de julho
Horário: 17h

– 1° Prova de Laço em Dupla do Oeste da Bahia
Premiação: 10 mil reais
Data: 7 de julho
Horário: 13h

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo